quarta-feira, 20 de maio de 2009

Imagem contemporânea francesa abre calendário de artes visuais 2009 do Santander Cultural


Imagem contemporânea francesa abre calendário de artes visuais 2009 do Santander CulturalReflexio: Imagem contemporânea na França faz parte das iniciativas oficiais do Ano da França no Brasil e reúne nomes expressivos da fotografia francesa atual, numa mostra inédita.
A mostra Reflexio: Imagem contemporânea na França, em exposição a partir de 24 de abril,é o projeto do Santander Cultural para a agenda de intercâmbio internacional, inserida no calendário oficial do Ano na França no Brasil. A iniciativa, que tem a parceria dos Comissariados Francês e Brasileiro, o CulturesFrance e os Ministérios da Cultura e das Relações Exteriores do Brasil e da França, reúne artistas com carreiras consagradas no circuito internacional e extremamente respeitados pela crítica especializada.
A curadora Ligia Canongia, crítica de arte e curadora independente brasileira, que residiu em Paris por nove meses, declara que um dos objetivos da mostra é “oferecer um panorama da nova fotografia francesa no âmbito das artes visuais contemporâneas”. Patrick Tosani, Catherine Rebois, Suzanne Lafont, Eric Rondepierre, Jean-Luc Moulène e Valérie Jouve apresentam linguagens distintas e edições de montagem particulares, apresentando ao público algumas formas da
Para Liliana Magalhães, superintendente do Santander Cultural, participar do Ano da França no Brasil reafirma o papel da instituição como agente de desenvolvimento ligado à integração de expertises: “estamos satisfeitos em colaborar com essa agenda realizando uma mostra de fôlego que apresenta a arte contemporânea de ponta e traz em seu cerne a reflexão sobre a imagem. Ao mesmo tempo, com a realização do Seminário Malraux, proporcionamos a troca do conhecimento para fazer face as demandas globais da cadeia produtiva cultural”.
Para o público brasileiro, será uma chance rara de conhecer notórios artistas da cena francesa, cujas produções possivelmente deixarão ressonâncias, além de contribuir para o melhor entendimento da linguagem fotográfica contemporânea.
Os artistas selecionados são: Catherine Rebois, Eric Rondepierre, Jean-Luc Moulène, Patrick Tosani, Suzanne Lafont e Valérie Jouve.
Patrick Tosani e Catherine Rebois discutem a questão do corpo no universo da imagem - como enfrentar a presença da corporeidade num meio virtual por excelência, ou como inventar um corpo sem matéria, tão somente imagem e imaginação.
Suzanne Lafont e Eric Rondepierre discutem, nesta exposição, a possibilidade da fotografia intervir sobre outros meios da cultura, re-propondo suas linguagens originais em outros termos. Ambos se alimentam do cinema como fonte. Rondepierre recorta, monta, estabiliza e modifica o fluxo do movimento no cinema. Suzanne Lafont constrói cenas dramáticas, em cliques fotográficos estáveis, mas com uma edição cinemática, ou seja, que se reporta à montagem tradicional dos filmes.
Jean-Luc Moulène e Valérie Jouve investigam a realidade banal da vida cotidiana, quer pela análise da vida nas grandes metrópoles - nos seus refugos ou nos seus luxos, quer nos produtos da publicidade, ou ainda no comportamento e expressões humanas do dia-a-dia anônimo e errático.
Apesar das questões singulares e particulares ao universo de cada um, esses artistas estão conscientes do papel que a fotografia desempenha no circuito de arte mundial, desde os anos 1980, e buscam estabelecer relações da mídia com a sociedade, a paisagem, a cultura, a informação e mesmo com a própria história da arte.
Reflexio: Imagem contemporânea na França
Local: Santander Cultural, Rua Sete de Setembro, 1028
Data: a partir de 24 de abril de 2009*23 de abril coquetel de abertura para convidados
Horário: Terças às sextas-feiras das 10h00 às 19h00 Sábados, domingos e feriados das 11h00 às 19h00
Entrada franca