quinta-feira, 31 de julho de 2008

Oficina gratuita de musicalização – Vagas Limitadas

A oficina de musicalização "A INVENÇÃO DE ORPHEU" é mais um serviço social e educacional que a Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura oferece à comunidade jovem, com a finalidade de despertar talentos e descobrir vocações que levem a uma possível futura profissionalização. Direcionada a jovens estudantes que estejam cursando o Ensino Médio, o objetivo da oficina é proporcionar conhecimento básico de vivências musicais práticas, como iniciação da formação musical, aulas de técnica vocal, canto, teoria musical e solfejo. As aulas serão ministradas pelos professores Angelin Loro e Bernardo Varriale.

ANGELIN LORO - É graduado em Piano e licenciado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS e Pós-Graduado em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS. Sua experiência musical inclui regência de coros, conjuntos vocais, técnica vocal, canto, ensino de instrumentos, projetos didáticos e participações em congressos e eventos educacionais.

BERNARDO VARRIALE - É formado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela UFRGS, com Bacharelando em Música, Habilitação Regência Coral; regente do Coral dos Servidores Municipais de Porto Alegre e do Coral da Câmara Municipal de Porto Alegre; professor de técnica vocal e solista do Coral da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS); Músico Instrumentista da Banda Municipal de Porto Alegre, Bombardino.


Serviço:
O quê: oficina de Musicalização "A Invenção de Orpheu"
Local: Cia de Arte (Andradas, 1780 – Centro).
Horários: segundas-feiras das 14h às 15h30 e quintas-feiras das 10h às 11h30.
Vagas limitadas: 30 alunos por turno.
Ministrantes: professores Angelin Loro e Bernardo Varriale
Inscrições: até 03 de agosto no Auditório Araújo Vianna (Av. Oswaldo Aranha, s/nº, bairro Bom Fim)
Requisitos: atestado de matrícula no Ensino Médio, endereço e telefone.Maiores informações: (51) 3311.6942
Quanto: gratuita

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Dica de cinema da semana

Do Outro Lado
Diretor turco-alemão Fatih Akin
O destino de homens e mulheres de origens diferentes se cruzam entre Alemanha e Turquia, mesclando situações extremamente difíceis. O filme trata sobre a perda de referências e relações. O diretor tece um elo entre estes dois mundos através de episódios nem sempre alegres, costurando o que resta da vida destes homens e mulheres. Ele deixa o final para que cada um decida o que poderia ou não acontecer.

Serviço:
Guion Center sala 3 - (Legendado: 18h40 - 21h)
Unibanco Arteplex sala 8 - (Legendado: 16h30 – 21h30)
GNC Moinhos sala 4 - (Legendado: 14h30 – 17h – 19h30 – 21h50)



Verbalada


Verbalada é a expressão de várias ações artísticas num mesmo palco.Poetas falando música. Músicos falando poesia. Fotógrafos dizendopoemas. Cartunistas contando histórias. Cineastas pintando o verbo.Literatura, música, cinema, teatro, artes plásticas, tudo a favor dafesta do verbo.
Verbo embalado, cantado, amplificado, visualizado, gritado, desenhado,dançado, rimado, não-rimado, pensado, anotado, desmanchado,requentado, batucado, inovado, zoado.

O verbo e balada.
Verbo metrificado, transformado, esgarçado, demasiado, pausado,entoado, sussurrado, divagado, embriagado, abalado, transtornado,esfomeado, apaixonado, tarado, transbordado, babado, vaiado,assobiado, relembrado, entornado, festejado, embalado.
A balada e o verbo. A balada certa.
Balada verbalizada, vociferada, payada, repaginada, desconcertada,rodopiada, embolada, pintada, sussurrada.
A balada do verbo.
Balada trovada, descabelada, encenada, urrada, embebedada, punkada,desconfigurada, encantada, suada, desafinada, hipnotizada,verbalizada.


Convidados:
sidnei schneider
telma scherer
alexandre brito
ricardo silvestrin
marcelo benvenutti
gerusa marques
cris cubas
mary farias
laurene veras
miscelânia k. (alexandre missel knorre, lúcio chachamovich, carlosd'elia e dado silveira)
leandro dóro
everton behenck
pena cabreira
marcelo gobatto e grupo pois
valéria payeras
caco belmonte
marcelo cougo
diego dourado
felipe azevedo
richard serraria
bibiana carvalho
diego cemin bandeira
carmen salazar
coletivo 3daqui 2de lá
etienne blanchard
kurary
júlio saraiva
patrícia soso
rodrigo rosp
reginaldo pujol filho
antonio xerxenesky
samir machado de machado
carol bensimon
diego grando
dj fred

Serviço:
Quando:
24/07, quinta, 20h30min
Onde: Pé Palito (rua João Alfredo, 577)
Quanto: R$ 5,00




terça-feira, 8 de julho de 2008

PALAVRA – alegria da influência


O jornal Vaia, em parceria com a livraria Palavraria, está inaugurando novo evento literário: Palavra - alegria da influência. A estréia será no dia 02 de agosto, sábado, às 18h30, com o encontro dos poetas Fabrício Carpinejar e Everton Behenck.
A idéia é promover encontros literários mensais (no primeiro sábado), e sempre com a presença de um escritor da nova geração (anfitrião do encontro) e de outro já consolidado no cenário literário e da predileção (referencial, inspirador, ídolo) do anfitrião, para conversar sobre seus trabalhos, ler textos e debater idéias sobre suas respectivas produções literárias.

O encontro deverá consistir:

1) da leitura de um texto (conto, crônica, poema, ensaio, etc) de autoria do autor convidado pelo escritor anfitrião, seguido de comentários do autor sobre o texto, abrindo oportunidade para indagações sobre o trabalho de escrita, a carpintaria, as dificuldades, enfim questionamentos acerca da elaboração do texto escolhido;
2) da leitura de um texto do escritor anfitrião (conto, crônica, poema, ensaio, etc), acompanhado de comentários e depoimentos sobre o respectivo texto;
3) da leitura de outro texto pelo autor convidado;
4) e de breve entrevista com o autor convidado feita pelo anfitrião.

Convidados:
EVERTON BEHENCK e FABRÍCIO CARPINEJAR – 02/ AGOSTO
SIDNEI SCHNEIDER e JORGE REIN - 06 DE SETEMBRO
MONIQUE REVILLION e CHARLES KIEFER – 04 DE OUTUBRO



Serviço:

O que:
Encontro literário de EVERTON BEHENCK E FABRÍCIO CARPINEJAR
Quando: dia 2 de Agosto – sábado, às 18h30min
Onde: LIVRARIA PALAVRARIA (RUA VASCO DA GAMA, 165 – tel. 3268-4260)
Quanto:Entrada franca
Informações: 3268-4260 OU 9892-3603
Produção/Realização: Jornal VAIA e Livraria PALAVRARIA
Assessoria de imprensa: Fernando Ramos (contatos:
jornalvaia@gmail.com e 9892-3603)

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Grupo Movimento abre exposição na Câmara


Os fotógrafos Cristiano W. Soares, Eledir Martins, Gutemberg Ostemberg,Germano Preichardt, Hilton Lebarbenchon, Isaura Saraiva, Luciana Lee, Neusade Ávila Telles e Miriam Marroni inauguram a exposição Momento do Movimento às 19 horas de terça-feira (8/7) no T Cultural Tereza Franco da Câmara Municipal de Porto Alegre.
O grupo, intitulado Movimento, apresenta fotos que registram ações de máquinas, brinquedos, animais e pessoas, além de deslocamentos observados na natureza.
As situações reunidas na exposição foram captadas com a utilização de ajustes manuais dos equipamentos fotográficos. Quando o intuito era não congelar as cenas, para mostrar as linhas de movimento de objetos e seres, os fotógrafos utilizaram baixas velocidades do obturador.
Quando, ao contrário, pretendiam paralisar as ações em seu clímax, optaram pelas altas velocidades. O resultado são imagens surpreendentes e de grande beleza. "Muitas vezes, nossos olhos compreendem a cena de uma determinada maneira, diversa das possibilidades de registro por intermédio de uma câmera", lembram os autores.

Serviço:
A exposição na Câmara poderá ser visitada até 1º de agosto, das 9 às 18 horas, de segunda a quinta-feira, e das 9 às 16 horas, às sextas-feiras (até15 horas no último dia).
Informações na Assessoria de Relações Institucionais da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), telefone (51)32204392.

Dica de cinema

Antes que o diabo saiba que você está morto, ótimo thriller de suspense sobre um assalto em uma joalheria familiar no subúrbio.Parece um simples filme onde tudo pode dar errado em se tratando de assalto. No entanto, Sidny Lumet (diretor de Um Dia de Cão e Serpico),nos leva a deparar com o pior inimigo da natureza humana, ela mesma.Quando uma família descobre o pior em si, nada pode dar certo. Com um elenco notável (Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke e Marisa Tomei), o filme nos mostra que, às vezes, pessoas em quem mais confiamos e que mais amamos são as que mais devemos temer.


Serviço:
Guion Sol sala 1 - (Legendado: 20h10)
Unibanco Arteplex sala 8 - (Legendado: Sexta: 14h – 19h) (Sábado: 14h – 19h – 24h) (Domingo à Quinta: 14h – 19h)

Dica de cinema

O banheiro do Papa, 1998, cidade de Melo, fronteira do Brasil e Uruguai. Pessoas simples preparam-se para aquele que deve ser o dia mais importante em suas vidas, a visita de João Paulo II. Preparam-se para vender comida, badulaques e outros. Beto, morador da cidade, decide construir o "banheiro do Papa" onde visitantes poderão se aliviar durante o dia. Este, que deveria ser o dia mais importante pode vir a ser o mais triste de todos. E a vida segue...igual como todos os dias.

Serviço:
Guion Center sala 1 - (Legendado: 14h10 - 16h - 17h50 - 19h40 - 21h30)
Aeroguion sala 1 - (Legendado: 14h50 - 16h40 - 18h30 - 20h20)

Dois olhares sobre o Brasil

No ano em que lembra a passagem dos 100 anos da morte de Machado de Assis e se celebra os 100 anos do nascimento de Guimarães Rosa, a Unisinos promove Seminário Nacional de Literatura e Cultura Brasileira: Machado e Rosa.Os participantes contarão com uma variada programação, que inclui a exibição de vídeos, a realização de debates e mesas-redondas, palestras, minicursos e simpósios. A frente dessas atividades, estarão ministrantes de reconhecida atuação acadêmica.
Ainda falta um tempo para o evento acontecer, mas fazendo a inscrição agora, além de garantir o seus lugares, faz com que vocês possam aproveitar ao máximo as possibilidades de participação.


Serviço:
O que:Seminário Nacional de Literatura e Cultura Brasileira: Machado e Rosa
Quando:O evento acontece entre os 30 de setembro e 3 de outubro
Onde: Maiores informações e inscrições para o evento, no site da Unisinos.